
Começámos os preparativos para o Natal nas Expressões Artísticas, e como não poderia deixar de ser, todas as atividades têm por base a reciclagem.
Utilizámos as folhas de papel reciclado que fizemos e criámos postais de Natal fantásticos, utilizando desenhos de natal, aguarelas, brilhantes e fitas de natal.
Os nossos postais estão prontos e agora vamos expô-los na nossa escola, para que todos possam aprecia-los.
Pintámos estrelas de natal, feitas com rolos de papel higiénico, com as quais vamos construir mobiles para enfeitar a nossa escola; também estamos a construir a prenda de Natal para oferecermos às famílias, utilizando caixas de ovos como se fossem telas - lindíssimos quadros

de natal.
Vamos armar o presépio tradicional algarvio, já semeámos as searinhas, já falámos sobre a história deste presépio e estamos ansiosos por iniciar a sua montagem.
Um pouco de história…

O presépio tradicional do Algarve nada tem a ver com a gruta de Belém.
No século XIX, no barrocal algarvio, nove dias antes do Natal, preparava-se a casa para armar o presépio, em cima da cómoda que estava em frente da porta da casa de fora. A cómoda era revestida com uma toalha branca e com larga renda pendente. Em cima, colocava-se um pequeno trono em escadaria, também conhecido por altarinho, que imitava o altar-mor da igreja. À medida que se elevava, os degraus eram mais estreitos. No topo era construído o trono onde se colocava o menino, que era ladeado de searinhas, laranjas, jarras com verdura, onde sobressaía a murta, o loureiro, o alecrim, a aroeira e a nespereira. A presença das searinhas no presépio era compreendida pelo povo como uma bênção, colocadas para o Menino “as abençoar” e para “dar muito pão às sementeiras.
Por sua vez as laranjas, colocadas no presépio, não eram apenas para ornamento, uma vez que possuir laranjas era

sinal de distinção.
Andamos muito atarefados, mas arranjamos sempre tempo para preparar a nossa festa de natal – Festa de Natal do 1º Ciclo, que se realizará no dia 16 de Dezembro de 2011, pelas 10.30h na sala de alunos da EB23; onde partilharemos com os nossos colegas, encarregados de Educação e os nossos professores, momentos de muita alegria e votos de um Natal Fantástico!